quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comentário do evangelho de domingo dia 26 de fevereiro

Tentação de Jesus


Logo depois de ser batizado o mesmo espirito que desceu sobre ele levou o para o deserto para ser tentado, ou seja para medir as suas forças com o adversário, satanás. A tentação faz parte da vida do homem e sua finalidade é para fortalecê-lo e nem tanto para derrubar a pessoa. E como um teste para ver se possa progredir para a outra fase mais difícil. Jogar bola com um time inferior não desafia ,não ajuda melhorar o seu desempenho e leva a moleza.

.Quarenta dias não deveria ser entendido literalmente, mas simboliza muito tempo. Há varias referências no velho testamento ao numero quarenta . Moises passou quarenta dias com Deus na montanha ( Ex. 24, 18); O alimento dado pelo anjo a Elias o fortaleceu por quarenta dias. (1 Reis 19:8); e os Israelitas passaram quarenta anos no deserto.

O deserto tem um sentido marcante para o povo da bíblia. Foi lá que houveram encontros e desencontros com Deus; lá o povo foi renovado/ purificado e descobriu sua identidade como povo de Deus. Foi lá que Deus caminhou com seu povo.

E foi no deserto que o satanás tentou provar Jesus. A palavra satanás em hebraico significa “adversário”. O satanás poderia ser aliado de Deus. O anjo do Senhor é satanás que obstruiu o caminho de Balaão. (Num.22,22) Satanás era o adversário do homem . O Rei Davi chamou Abisai meu satanás. No decorrer dos anos o conceito de satanás adquiriu o sentido de ser o adversário maligno de Deus. Satanás, também é chamado diabo, palavra grega que significa delator ou caluniador. É alguém que fala mal do outro diante de Deus.

No tempo de Jesus o conceito de satanás sofreu uma mudança radical . Satanás se tornou o poder do mal e o adversário de Deus e todo sofrimento humano e enfermidade eram atribuídos a ele . A historia da tentação de Jesus nos mostra Jesus medindo forças com o diabo e saindo mais fortalecido. Jesus anunciando a chegada do reino de Deus derruba o poder do diabo.(Lc.10, 1-19)

Os outros relatos da tentação contam os detalhes da tentação. Bonhoeffer poderia resumir tudo na frase, “ a luta contra a graça barata”; tentação a uma religião fácil, uma religião de espetáculos, e uma religião comprometida com o mal.

Marcos termina o seu relato aludindo ao sonho do profeta Isaias que disse “que a inimizade entre o homem e os animais selvagens não existirá mais, o lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos...” ( Is. 11, 6ff). A historia de S. Francis de Assis retrata o homem reconciliado com Deus, consigo mesmo e com toda criação, os animais e a natureza.

O reino de Deus já está presente. Jesus venceu a primeira batalha contra satanás.

Frei Donald Chin - Vigário Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário