quinta-feira, 29 de março de 2012

Santuário Matriz: 100 anos de acolhida e evangelização

O conhecido Santuário Velho de Trindade completará 100 anos de construção no próximo dia 9 de setembro de 2012, e em comemoração o acadêmico de jornalismo   Paulo Afonso Tavares 23, fez um estudo aprofundado referente aos 100 anos de história, onde surgiu a ideia de lançar o livro: “Santuário Matriz: 100 anos de acolhida e evangelização”. “Depois de um ano pesquisando os arquivos do Santuário e lendo teses de mestrados e doutorados, eu passei a ter informações necessárias para reconstruir a história de um Deus apaixonado pelos os seus filhos sofridos do sertão goiano”, afirma.

O prefaciado foi escrito pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira e será publicado em uma parceria entre as editoras Kelps e PUC Editora. A obra resgata a história de devoção dos goianos ao Divino Pai Eterno. “Tudo começa com o casal de agricultores, Constantino Xavier e Ana Rosa, que encontram o medalhão de barro com a figura da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, e prossegue até os dias atuais, com a missão evangelizadora do Santuário Matriz”, antecipa o escritor. “O fato de a obra narrar a nossa história e falar de nossas raízes. Também para conhecer um pouco do Santuário Velho de Trindade e de sua importância para o surgimento de nossa cidade. É um livro belo, não por causa da autoria, pois qualquer jornalista ou historiador que o escrevesse faria com que continuasse belo. É a história. Uma linda história de amor de um Deus apaixonado por seus filhos”. Complementa Paulo.

A obra conta com 150 paginas e reúne 120 fotos, desde as primeiras fotos do Santuário Velho, de suas reformas até aos dias atuais. Toda a renda obtida com o livro será revertida para a reforma do Santuário. Para escrever o livro, Paulo Afonso teve que abrir mão de muitas coisas, como lazer e passar momentos com os amigos. Além disso, precisou conciliar a pesquisa e a escrita com a faculdade, com o trabalho e suas obrigações na Igreja, onde ele é catequista de crisma, coordenador da Pastoral da Juventude e repórter da Revista Uno & Trino do Santuário Matriz de Trindade. “Não foi fácil escrever este livro. Tive que superar vários obstáculos, e incontáveis vezes eu pensei em desistir. Mas tive fé no Pai Eterno e força de vontade. Pois eu sei que a obra vai ajudar a divulgar a história de devoção”, finaliza Paulo Afonso.

O lançamento do livro será no dia 15 de abril na missa ás 20 horas no Santuário Matriz do Divino Pai Eterno de Trindade – GO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário