segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PROJETO SOCIAL PAZ E BEM: Semeando Dignidade


                                  
            Por uma iniciativa tomada por Frei Ednilson Vaz, ofm; pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de 2007 a 2010, foi criado o Projeto Social Paz e Bem. Uma das prioridades de sua gestão era organizar um projeto sistematizado voltado para o trabalho social. Assim, em meados do ano de 2009 ele teve a iniciativa de convidar algumas pessoas para formar uma comissão de ação social (CEAS) para planejar e discutir qual público a paróquia iria atender.
A fundação do projeto, portanto, vem ao encontro dos anseios dos paroquianos e das pessoas do Setor Universitário e do Jardim Goiás. Para tanto bastou otimizar o uso da área da Capela N. S. de Guadalupe, que está localizada na Rua 2, com a Rua 41, Qd A-19 com a Qd A-20, em frente ao Auditório da Celg. A Capela conta com uma localização estratégica, ficando entre as comunidades “Santa Luzia” e “Nossa Senhora Aparecida”, ambas carentes e necessitadas de um atendimento social. Nesse sentido o projeto vem desenvolvendo ações de compromisso com a vida, contemplando a opinião dos paroquianos interessados num engajamento de ações sociais organizadas.
O projeto, no entanto, foi pensado tendo como finalidade desenvolver junto às crianças e adolescentes conceitos e valores humanos e cristãos necessários ao desenvolvimento integral da pessoa, afastando-os do risco da marginalidade e propiciando a vivência da cidadania através de atividades sócio-educativas e profissionais, tendo sido planejado para atender crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 16 anos de idade provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo, moradores do Setor Jardim Goiás e Setor Universitário.
Após dois anos de reuniões, planejamentos e discussões a comissão de ação social, juntamente com o pároco, Frei Ednilson Vaz, ofm, contratou uma coordenadora pedagógica, dando início assim às primeiras atividades em 08 de junho de 2009. O primeiro mês de trabalho foi um período de adaptações e de experiências, sendo as atividades oferecidas duas vezes por semana nos períodos matutinos e vespertinos.
Já a partir do segundo semestre de 2009 as atividades passaram a ser realizadas durante  quatro dias da semana, de segunda a quinta-feira, nos períodos matutinos e vespertinos, das 07: 30h às 11:00h e das 13:30h às 17:45h. Já a partir do primeiro semestre de 2010 passamos a atender cinco dias por semana, nos períodos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira, no mesmo horário referido anteriormente. Nos dois turnos é atendida uma média de 30 a 40 crianças e adolescentes por dia, em que são oferecidas as seguintes oficinas: espiritualidade, artesanato, esporte e lazer, artes, fuxico, leitura e produção de textos, inglês, papo cabeça (acompanhamento com terapeuta e psicóloga), reforço escolar, informática e dança. Todas as atividades são trabalhadas por educadores voluntários.
Até o atual momento o Projeto Paz e Bem tem conseguido cumprir com os objetivos de trabalhos propostos. Também já estamos aguardando a aprovação do registro junto ao CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). Depois o próximo passo será buscar uma instituição mantenedora para custear os salários dos educadores, sendo uma das potenciais mantenedora a Província do Santíssimo Nome de Jesus. Por enquanto, todas as despesas e custos são arcadas pela Paróquia São Francisco de Assis, contando ainda com a doação de materiais e alimentos provenientes da solidariedade dos paroquianos.
Nestes três anos de existência o “Paz e Bem”, diversificou seu leque de atividades. Hoje são oferecidas oficinas de esporte e lazer, reforço escolar, inglês, pilates, informática e dança. O público atendido pelo projeto foi ampliado. Antes eram atendidas apenas as crianças e jovens dos 09 aos 16 anos de idade. Hoje, adultos e idosos também integram o grupo de educandos. Eles estão em sua maioria nas oficinas de informática e dança.
Também a capacidade de atendimento do “Paz e Bem” foi ampliada com abertura neste ano de um núcleo de informática básica na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. No local são atendidas apenas crianças e adolescentes da região onde está a comunidade.

As parcerias são fator importante para o que o “Paz e Bem” possa cumprir com seu objetivo. Prova disso é o Programa “Mesa Brasil” do SESC Goiás que periodicamente faz doação de alimentos para a instituição. Outro importante parceiro são as Organizações das Voluntárias do Judiciário (OVJ) que recentemente doou cobertores, que foram distribuídos para as famílias das crianças e jovens assistidos pelo Projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário